O Colégio Marques Rodrigues foi fundado em 1989, em prédio alugado, na rua Gal. José Faustino, 124 ,para atender apenas a Educação Infantil com o nome de Jardim Escola Cigarrinha Feliz e atuou apenas nesse segmento até 1991, quando implantou o Ensino Fundamental até a 4ª série . Em 2002 adquiriu sede própria na Estrada da Agua Branca, 2551 e em 2003 implantou o 2º segmento da Educação Fundamental ( 5ª a 8ª série) , alterando sua denominação para Colégio Marques Rodrigues. Em 2010 adquiriu novo espaço exclusivo para alunos de 2 a 5 anos da Educação Infantil, na Estrada da Agua Branca, 2603. Portanto, há mais de 20 anos é responsável pela formação de crianças e adolescentes. Com uma proposta educacional fundamentada no aprendizado múltiplo das diversas áreas do conhecimento, aliada à prática esportiva, o Colégio Marques Rodrigues busca valorizar os talentos individuais, incentivando os estudantes nas áreas artísticas, culturais e esportivas.

O Colégio Marques Rodrigues congrega a sua tradição aos desafios dos tempos modernos, aperfeiçoando a prática pedagógica sem desvincular-se de suas raízes;

Hoje, o colégio entende que em tempos de mudanças rápidas e contínuas, a missão da escola evoluiu de passar conteúdos para formar pessoas capazes de aprender sempre, de solucionar problemas, adaptar-se a mudanças, com senso crítico e responsabilidade.

O aluno quer aprender "prá valer", mas aprender tem que ser interessante e prazeroso, pois a necessidade de se atualizar não termina nunca;

Para o futuro, novos projetos. Para sempre, muito trabalho, crescimento planejado e consciente, sem jamais perder o foco na qualidade.

O Colégio Marques Rodrigues é pioneiro na região quando o assunto se refere a prevenção de acidentes domésticos. Desde 2007, o colégio realiza a Semana CIPA, onde todos os alunos da Ed. Infantil ao Ensino Fundamental apresentam formas e maneiras de prevenir acidentes.

O contato entre os pais e a escola pode ser feito de várias maneiras. Para facilitar a comunicação diária, a agenda, é colocada à disposição no inicio do ano letivo (e deverá permanecer diariamente na mochila) para facilitar a troca de informações diárias e rotineiras e evitar o extravio de informações, entretanto a Equipe de Educadores está sempre disponível para atender pessoalmente aos pais sempre que houver necessidade. Há também Reuniões Gerais periódicas para troca de informações sobre o desenvolvimento do aluno e entrega de Avaliações e Trabalhos.